Entendendo a Importância das Palavras chave

Palavras-chave são termos formados por uma ou mais palavras. Esses termos representam a maneira como um usuário formula suas consultas nos mecanismos de busca para encontrar respostas e concluir suas pesquisas. A utilização de palavras-chave é amplamente difundida em plataformas de busca, como o Google, bling, Yahoo etc.

Se você tem uma empresa e deseja ficar nas primeiras posições nos mecanismos de busca, precisa usar as  palavras chaves certas. Confira tudo, a seguir. 

Se você está lendo este artigo, é porque provavelmente deseja entender melhor o conceito de palavras-chave, certo?

Ao explorar o campo do SEO (otimização para mecanismos de busca) e campanhas de links patrocinados do Google Ads, é inevitável abordar o tema das palavras-chave, sua seleção e a importância desses termos que orientam as estratégias de otimização.

Afinal, o que são palavras-chave?

As palavras chaves (Keyword) são termos ou frases curtas que representam a forma como o usuário escreve nos mecanismos de buscas, com o objetivo de obter respostas e resolver seus problemas.

Esses termos podem estar relacionados a um nicho, negócios ou ofertas. 

Por exemplo, supomos que sua empresa seja uma pizzaria na cidade de São Paulo. Uma lista de palavras-chave podem incluir:

  • Pizzaria em São Paulo;
  • Melhor pizzaria em São Paulo;
  • Pizzaria rodízio São Paulo;

Desse modo, inserir estes termos chave às suas campanhas de tráfego pago ou aos seus conteúdos de blog e site, permite alcançar um público bem segmentado.

Resumindo, a palavra-chave diz ao algoritmo dos mecanismos de buscas quando desejamos que nosso anúncio seja exibido e definem sua elegibilidade.

Usando estes termos o anúncio passa a ter mais chances de ser exibido para o público, por isso, são essenciais para quem deseja aparecer na primeira página do Google

Mas seu valor não é somente para os motores de busca, elas também aumentam o alcance de textos de blogs e postagens das redes sociais, então, use-as!

Mas é somente incluir palavras chaves no conteúdo? Infelizmente não! Se fosse fácil assim, seria uma verdadeira guerra na internet.

Além de escolher as palavras e frases corretas, devemos saber em qual densidade usar, quais as partes do texto ou anúncio precisam delas, entre outras coisas.

 

 

Conhecendo os principais tipos de palavras chave

Vejamos os tipos de palavras chave orgânicas que todos os interessados ​​em estratégia SEO devem conhecer:

Palavras-chave iniciais 

Esse tipo de termo chave nós podemos usar como ponto de partida em um processo de pesquisa, para depois definir mais exemplos.

Por exemplo, “dieta”. A partir dela podemos definir outras como;

  • Cardápio de dieta;
  • Dieta para emagrecer;
  • Dieta saudável;

Geralmente, elas possuem um alcance imenso, em contrapartida, são difíceis de ranquear e custam mais caro para usar em anúncios.

 

 

Palavras-chave por intenção de pesquisa

Entenda “intenção de pesquisa” como o motivo da consulta de uma pesquisa. Esse motivo é a palavra ou frase chave.

De modo geral, é o que nós esperamos encontrar quando digitamos algo em um mecanismo de busca como o Google.

Podemos citar 4 tipos. Confira:

  • Informativo: quando o pesquisador procura por informações, como: “quem escreveu Romeu e Julieta”.
  • Navegação: quando realizamos uma pesquisa com o objetivo de encontrar um site específico, por exemplo: “como fazer login no Instagram”.
  • Investigação comercial: quem pesquisa deseja comprar um produto, mas precisa de informações, como: “avaliação do tênis Adidas modelo tal”.
  • Transacional: Esses são termos que usamos quando queremos encontrar algo para comprar, por exemplo: “comprar SmartTV 32 polegadas”.
  • Alta intenção: por fim, temos as palavras chaves de alta intenção, que indicam que o usuário está mais perto de comprar algo. É a junção da investigação comercial com transacionais.

Palavra-chave de cauda longa

As palavras-chave de cauda longa são as consultas que recebem um número menor de pesquisas por mês. Ainda contamos com aquelas de cauda média que são um pouco mais populares. 

A princípio, segmentar esse tipo de termo é uma estratégia comum em SEO, então vejamos o motivo:

  • São menos competitivas do que as de cauda média e curta, embora nem todas sejam fáceis de classificar;
  • Existem muitas delas;
  • Na maioria das vezes elas são específicas, o que nos permite atrair um público mais segmentado;

Elas sozinhas podem não te levar muito longe, mas com certeza, têm muito valor e devem fazer parte das suas estratégias.

 

 

Palavras-chave de nicho

As palavras chaves chamadas “de nicho” são termos bem claros e específicos que conseguem atrair pequenas partes de um determinado mercado.

Em suma, os mecanismos de busca as ranqueiam mais facilmente, e devido à sua especificidade, os usuários podem ter intenções muito bem definidas ao realizarem pesquisas com essas palavras-chave.

Significa que cada palavra chave de nicho nos promove um tráfego pequeno, mas altamente qualificado, ou seja, é mais fácil de vender para ele.

Para entender melhor, vejamos alguns exemplos:

  • Creme de pentear vegano para criança;
  • Shampoo sem sulfato para cabelo cacheado;

Nesse caso, devemos usar quando estamos vendendo produtos raros ou bem específicos para um público. 

 

 

Palavras-chave negativas: Entenda o que são

As palavras-chave negativas desempenham um papel crucial em suas campanhas de publicidade online, especialmente em plataformas como o Google Ads. Em suma, elas indicam quais termos de pesquisa você não deseja associar às suas campanhas, ajudando a refinar o público-alvo de seus anúncios e aprimorar sua estratégia de investimento.

Por exemplo, imagine que você possui uma clínica odontológica e atende somente pacientes particulares. No entanto, não trabalha com planos de saúde. Você pode adicionar palavras negativas como: “plano de saúde, unimed e bradesco saúde” para garantir que seus anúncios não sejam exibidos nessas pesquisas relacionadas a planos de saúde.

Essa prática é fundamental porque permite direcionar seus investimentos de forma mais eficiente. Ao evitar cliques de usuários que não têm interesse real em seu produto ou serviço, você aumenta suas chances de atrair leads qualificados e converter visitantes em clientes. Isso resulta em uma campanha mais eficaz, consequentemente, você obtém um retorno sobre o investimento mais sólido, pois está direcionando seus recursos para o público certo.

 

 

Como encontrar as melhores palavras-chave?

Existem inúmeras ferramentas disponíveis para auxiliar na busca por palavras-chave relevantes. Porém, as principais e mais utilizadas no cotidiano são:

  • Planejador de palavras-chave do Google Ads: Essa ferramenta que o Google oferece é essencial para criar campanhas altamente otimizadas no Google Ads. Ela é ideal para você realizar uma análise detalhada da sua estratégia, identificando o volume de buscas por região, custo médio por clique, nível de competição e parcela de impressão na rede de pesquisas. Você pode exportar os dados para uma planilha, o que torna a análise e o acompanhamento das suas campanhas mais fáceis e eficientes.
  • Semrush: A plataforma oferece um extenso banco de dados de palavras-chave, permitindo que você identifique oportunidades de palavras-chave relevantes para o seu negócio, incluindo termos de alta concorrência e tendências de pesquisa. Além disso, permite analisar os dados dos seus concorrentes, como posicionamento nos resultados de pesquisa, páginas que recebem mais tráfego, e qual a origem desse tráfego.
  • Google Trends: Essa ferramenta é gratuita e permite que você descubra, a partir de um termo específico, quais são as pesquisas relacionadas que os usuários têm realizado. Você pode filtrar esses resultados por país, estado, período de tempo e fontes dentro das áreas de pesquisa da página, o que proporciona insights valiosos sobre as tendências atuais e os interesses do público em determinados temas.

 

Espero que nosso guia prático sobre palavras chaves lhe tenha sido útil e se precisar de mais informações, fale conosco.

Podemos conversar, tirar suas dúvidas e trabalhar a otimização do seu site ou loja para alavancar o seu negócio!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Categorias Jet

Inscreva-se na newsletter

Preencha seus dados para receber nossos conteúdos gratuitamente.